Como evitar transtornos na hora de dividir e fechar a conta no restaurante
O momento de dividir e fechar a conta no restaurante costuma causar transtornos? Saiba que, utilizando-se de soluções especializadas de automação comercial, é possível otimizar o processo. E o que é melhor: contribuir para uma experiência positiva aos clientes como um todo.
Em estabelecimentos alimentícios, como bares, restaurantes ou lanchonetes, é comum que diversos grupos de pessoas se façam presentes. Seja para a comemoração de um aniversário, de um happy hour, ou simplesmente para uma reunião.
Sabendo disso, muitos gestores optam por investir em valores promocionais em determinados períodos. Ou então, como é o caso de aniversários, presentear o cliente com algum produto, como uma sobremesa, por exemplo, para tornar a celebração mais personalizada.
No entanto, apesar de preparados para receber grandes quantidades de pessoas, os gestores lidam com um desafio em comum.
Estamos falando do momento de fechar a conta, em que todos os valores discriminados devem ser divididos de forma coerente e justa, o que, muitas vezes, não acontece.
Deste modo, como otimizar esse processo? É possível contar com soluções especializadas que contribuam para mais agilidade e assertividade durante o fechamento? Como a automação comercial age como aliada aos gestores?
Continue nos acompanhando para saber mais!
Dividir a conta de um grupo: pagar por algo que não consumiu?
O cálculo da divisão da conta dos clientes pode ser trabalhoso tanto para os clientes quanto para os atendentes.
Inclusive, é comum se deparar com a seguinte cena em um restaurante: após o fechamento da conta, o grupo de pessoas começa a somar os gastos. E é bem provável que aqueles que possuem mais afinidade com a matemática estejam com o celular (calculadora) em mãos.
Porém, o que muitas vezes acontece, é que alguns integrantes do grupo acabam pagando pelo o que não consumiram. Isso se, no fim das contas, seja decidido apenas dividir o valor total pelo número de pessoas presentes à mesa.
Seja como for, há que se convir que esse processo demanda muito tempo, e ainda está vulnerável a erros, que podem gerar transtornos para o restaurante. Principalmente se o atendente não conseguir disponibilizar o valor a ser pago em tempo hábil.
Assim, e diante disso, surge a necessidade de se otimizar o cálculo. E, para este caso, o gestor também pode contar com soluções de automação comercial.
Mas, como as funcionalidades atendem, na prática, aos estabelecimentos?
Atente-se às tecnologias que auxiliam sua gestão!
Para solucionar o problema, o primeiro passo é buscar por soluções que isentam seus clientes do cálculo de divisão da conta. Isto é, que proporcionam mais detalhamento e valores separados por consumidor.
Investir em automação comercial pode auxiliar o estabelecimento nessa função, além de ser uma opção coerente com um mercado cada vez mais exigente.
É o caso de automatizar o PDV (Ponto de Venda), que proporciona mais praticidade na gestão de um restaurante, bar ou lanchonete.
Por meio de comandas eletrônicas, o atendente consegue administrar os pedidos de cada mesa de forma detalhada. Isto é, por meio de um tablet, que torna o processo mais prático.
Deste modo, é possível separar cada pedido realizado em uma mesma mesa, permitindo uma visualização mais estratégica do atendente.
Assim, o cálculo é realizado de forma automática, por pessoa. Ou seja, cada cliente terá acesso ao que consumiu, independente do valor total da conta.
Essa funcionalidade auxilia, e muito, não apenas a conferência dos valores como também agiliza a liberação da mesa. Além disso, também é possível realizar pagamentos parciais, o que contribui com o acerto mais ágil caso algum cliente necessite sair antes de todo o grupo.
Automação Comercial: otimize o fechamento de conta e evite transtornos!
De forma geral, a solução de automação comercial surge como ferramenta para, não apenas auxiliar os gestores, como também aprimorar a performance da equipe.
Assim, fazendo uso da automação comercial para otimizar o processo de fechamento dos valores, você:
- Agiliza o cálculo da conta;
- Auxilia os clientes, evitando que estes paguem por itens não consumidos;
- Torna mais rápida a liberação da mesa;
- Contribui para uma experiência mais positiva em seu estabelecimento de forma geral.
Resta agora investir em soluções com expertise de mercado, que possam oferecer uma experiência que supra às expectativas de cada gestor.